Notícias

Industrialização da construção civil avança no Brasil

Industrialização da construção civil avança no Brasil

As grandes vantagens deste cenário é a otimização de tempo e o ganho de qualidade nos canteiros de obra.

A escassez de mão de obra e a necessidade de racionalizar recursos estão entre os propulsores da industrialização da construção civil no Brasil, que vivencia avanços no uso de pré-moldados e pré-fabricados de concreto, especialmente em obras em que o prazo de execução é fator determinante. Tal processo vem se desenvolvendo ao longo dos anos e é caracterizado pela diversidade de métodos e tecnologias, destacando modernos sistemas construtivos. Isso gerou um salto de qualidade e otimização de tempo nos canteiros de obra.

De acordo com Íria Doniak, presidente da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), as estruturas pré-fabricadas de concreto têm exercido um protagonismo no cenário atual da construção brasileira, que ainda precisa de maior produtividade, com muita qualidade, segurança e sustentabilidade.

No Anuário da ABCIC – 2015, Íria ressalta que necessidade de ampliar o grau de industrialização do setor no Brasil. “Não é possível passarmos para um novo patamar de industrialização sem um período de transição, que precisa, inclusive, incluir uma análise sobre a formação de engenheiros, que ainda é focada, exclusivamente, no sistema convencional de construção”, observou.

A primeira grande obra onde se utilizou elementos pré-fabricados no Brasil é o Hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro, em 1926. Contudo, a preocupação com a racionalização e a industrialização de sistemas construtivos teve início apenas no fim da década de 50. Nesta época, na cidade de São Paulo, uma construtora especializada em construções industriais, executou vários galpões pré-moldados no próprio canteiro de obras.

Vantagens da construção industrializada:

Eliminação das improvisações nos canteiros;
Mão-de-obra qualificada;
Otimização de custo (desperdício);
Padronização e racionalização;
Produção seriada e em escala;
Cronogramas rígidos.
Sistemas construtivos

O aperfeiçoamento dos processos produtivos tem a finalidade de produzir em maior quantidade, com melhor qualidade, a um custo menor e em um tempo menor. Atualmente, a indústria da construção civil oferece sistemas construtivos que proporcionam rapidez, agilidade e economia. Confira alguns deles:

Lajes Alveolares

São painéis pré-moldados de concreto, normalmente, protendido, que possuem seção transversal com altura constante e alvéolos em seu comprimento, responsáveis pela redução do peso da peça. O sistema de lajes alveolares tem inúmeras vantagens como, por exemplo, a dispensa de serviços de carpintaria, facilidade de estocagem, transporte e montagem, dispensa de escoramento, redução de serviços na obra, etc. É recomendada para obras que querem evitar escoramentos e desejam velocidade de obra, com custo competitivo.

Painéis arquitetônicos de fachada

Os painéis arquitetônicos de concreto vêm sendo empregados como tecnologia construtiva inovadora e estão ganhando cada vez mais aderência no mercado da construção civil. São painéis de concreto armado, por meio de moldagem horizontal, sobre um tabuleiro metálico ou de compensado plastificado, que funcionam como uma fôrma. No Brasil, normalmente são utilizados na execução de fachadas de prédios industriais e incrementam a produtividade do processo de construção, agregam valor comercial e reduzem os custos da edificação.

Tilt up

O processo construtivo Tilt-Up consiste em produzir in loco paredes de concreto. O piso de concreto é o início da obra. Depois de feita toda a movimentação de terra, executa-se as fundações e prepara-se o terreno para a execução do piso. A próxima etapa vem com a concretagem dos moldes e levantamento dos painéis, que mais tarde serão travados pela estrutura metálica. Com a cobertura da obra, atinge-se 60% da execução da obra e abrem-se todas as outras frentes de trabalho, resultando em ganhos significativos de produtividade e agilizando a entrega do edifício pronto para uso.

Banheiros prontos

O banheiro pronto é um pré-fabricado em concreto armado em linha de produção industrial e chegam prontos à obra, bastando posicioná-los na área planejada e conectá-lo às redes de água, esgoto e energia. Assim, todas as etapas de controle de materiais, acabamentos, execução de instalações e controle de qualidade são realizados na fábrica. Para instalação, é realizada a elevação com a grua do canteiro, utilizando plataforma externa de apoio para acesso aos pavimentos.

Esse sistema construtivo chegou ao Brasil em 1998. “Começamos como um empreendimento experimental com a vinda de banheiros desmontados da Itália. Logo, já eram mais de mil unidades comercializadas e hoje já são mais de 16 mil banheiros prontos funcionando no Brasil”, afirma Elcione Macedo, diretor comercial da Tecnobagno – Banheiro Pronto.

 

Fonte: http://www.construanegocios.com.br

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a

Leia mais
Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o setor cresça 3% este ano, o que possibilitaria a

Leia mais

Sondagem da Construção indica retomada de crescimento no setor

A Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria&nb

Leia mais