Notícias

Tecnologia sofistica pré-fabricados de concreto

Tecnologia sofistica pré-fabricados de concreto

Equipamentos, mão de obra qualificada e recursos de modelagem abrem novo campo de atuação para setor da construção industrializada

Por: Altair Santos

Não faz muito tempo, o termo pré-fabricado de concreto remetia a grandes elementos para obras de infraestrutura ou construções de galpões, supermercados, instalações industriais e outros empreendimentos imobiliários. Entre as características destas peças, além da robustez, estava a pouca interação com outros sistemas. Isso predominou até que os recursos tecnológicos trazidos pela modelagem computacional de projetos causaram uma revolução no setor. As inovações agregaram sofisticação à construção industrializada.

Edifício Win Work Corporate Center: painéis arquitetônicos pré-fabricados conversam com fachada envidraçada

Edifício Win Work Corporate Center: painéis arquitetônicos pré-fabricados conversam com fachada envidraçada

Quem mais ganhou com esses avanços foram os painéis arquitetônicos. Submetidos à modelagem, eles se tornaram confiáveis para atuar com outros sistemas, como estruturas metálicas, além de melhorar a produção e o controle tecnológico dentro da fábrica. Outro progresso significativo se deu na compatibilização com elementos de acabamento, como esquadrias de portas, janelas e alvenarias. Para especialistas, a tecnologia tira os pré-fabricados de concreto do confinamento, permitindo que estejam presentes tanto nos projetos estruturais quanto nos projetos arquitetônicos.

É o que avalia a presidente da Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), Miriam Addor. Ela esteve no 7º Seminário Internacional Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), realizado dia 22 de setembro, na cidade de São Paulo. “Projetos melhor detalhados são imprescindíveis no caso dos sistemas construtivos que utilizam pré-fabricados de concreto”, destacou a arquiteta, ressaltando que isso só se torna possível por causa das ferramentas modernas de modelagem. “Elas estão abrindo um novo campo de atuação para o setor da construção industrializada”, frisa.

Cabogós gigantes
Um case sempre citado sobre evolução dos pré-fabricados de concreto está no edifício comercial Win Work Corporate Center, recentemente concluído na cidade de São Paulo. O empreendimento conta com painéis arquitetônicos na fachada, os quais se comunicam com elementos de vidro. Projetados com ferramentas de modelagem, as peças foram moldadas em fôrmas revestidas com fórmica, para que gerassem o menor atrito possível com o concreto e permitissem uma desforma uniforme. A preocupação era com a precisão, já que o projeto arquitetônico exigia tolerância zero com desvios nos elementos.

Seminário da Abcic: destaque para as novas fronteiras do concreto industrializado

Seminário da Abcic: destaque para as novas fronteiras do concreto industrializado

Segundo a arquiteta Rosilene Fontes, a escolha dos painéis pré-fabricados gerou resultados além das expectativas, pois facilitou a execução da ideia de se criar enormes cabogós (elementos vazados usados geralmente em fachadas) na fachada do edifício. “A industrialização permitiu executar uma inovação estética”, ressaltou. Outra vantagem apontada pelos arquitetos é que os painéis de fachada em pré-fabricados de concreto permitem uma diversidade de desenhos, cores, texturas e dimensões.

Boa parte destas peças utiliza concreto de alta resistência – mais de 100 MPa -, melhorando o desempenho térmico e acústico, o que os faz atender a Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575). “A construção industrializada é condição indispensável para a melhoria da qualidade e da competitividade do setor”, ressalta Francisco Antunes de Vasconcelos Neto, representante da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) no 7º Seminário Internacional Abcic.

 

Entrevistado
Reportagem com base nas palestras realizadas no 7º Seminário Internacional Abcic (via assessoria de imprensa)

Contato
[email protected]

Crédito Foto: Divulgação/Stemp Painéis Arquitetônicos e Reginaldo Ornelas/Abcic

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

Fonte: http://www.cimentoitambe.com.br/tecnologia-sofistica-pre-fabricados/?utm_source=newsmassacinzenta&utm_medium=email_setembro&utm_campaign=tecnologia-pre-fabricados&utm_term=destaque4&utm_content=semana5

 

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a

Leia mais
Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o setor cresça 3% este ano, o que possibilitaria a

Leia mais

Sondagem da Construção indica retomada de crescimento no setor

A Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria&nb

Leia mais