Notícias

Estrutura pré-moldada permite maior eficiência em obra da unidade do Tauste na Zona Norte

Estrutura pré-moldada permite maior eficiência em obra da unidade do Tauste na Zona Norte

A eficiência proporcionada pelo uso do material pré-moldado no canteiro de obras foi fator determinante para que o Supermercado Tauste escolhesse esta modalidade construtiva, oferecida pelo Grupo Premodisa, para a sua nova unidade, localizada na Zona Norte de Sorocaba.

A redução do cronograma em 120 dias e a maior sustentabilidade no uso dos recursos, de acordo com o gerente de expansão do Tauste, Carlos Diciaula, trazem grande vantagem aos empreendedores. “O premoldado garante uma obra mais limpa, operação mais ágil e sem pessoas ociosas. A velocidade é outro ponto primordial, já que permite a entrega da obra em um prazo reduzido”, afirma.

O Grupo Premodisa é parceiro do supermercado no suprimento do pré-moldado, desde 2014. Esta é a segunda obra realizada em conjunto, a primeira foi a unidade do Tauste Campolim. Segundo Diciaula, os dois projetos são bem parecidos, mas o prédio em construção possui quase 2 mil m2 a mais que o anterior. 

Para o vendedor do Grupo Premodisa, Luís Shogo Tamaki, a parceria entre as empresas evidencia o ótimo trabalho realizado. “Oferecemos um produto de qualidade, dentro do prazo estipulado e sem contratempos. A partir dessa experiência, o Tauste manteve a preferência pela Premodisa”, destaca.

O Tauste da Zona Norte possui mais de 18 mil m2, distribuídos em três pavimentos, que compõem o estacionamento, o subsolo e a área de vendas, ao nível da rua, com 3.600 m2. A Premodisa forneceu para essa obra: vigas, pilares e lajes alveolares, estas últimas produzidas pela Lajeal, empresa especializada do Grupo Premodisa.

As lajes alveolares pré-fabricadas, explica o engenheiro Rui Guerra, diretor do Grupo Premodisa, possibilitam uma série de benefícios à construção, como aliar o projeto arquitetônico à eficiência estrutural, com prazo reduzido eliminando escoramentos e desforma e custo competitivo.  “As lajes alveolares podem ser utilizadas em estruturas convencionais e metálicas, o que garante versatilidade.

Rui frisa também que as peças pré-moldados são produzidas a partir de um rígido padrão de qualidade, seleção de matérias-primas e acabamento, segundo as normas técnicas brasileira. “Desta forma, proporcionamos mais segurança à estrutura do empreendimento, já que garantimos a qualidade do nosso produto. Nosso processo é igualmente certificado pelo selo de excelência da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto”, diz.

O processo produtivo do material pré-moldado é realizado na fábrica ao mesmo tempo em que as fundações são executadas na obra. Depois de prontas, as peças seguem para o canteiro de obra, o que reduz o cronograma. “As vigas e lajes alveolares, por exemplo, são montadas, assim que chegam ao local do empreendimento, oferecendo mais organização, limpeza, menos desperdício e o principal: diminuição do cronograma de obra”, detalha Rui.

Diciaula enfatiza que, pela estrutura ser construída nas instalações industriais, o canteiro também fica mais limpo e organizado. De acordo com ele, a atual obra do Supermercado Tauste também teve um projeto de construção muito bem detalhado e foi elaborado com bastante antecedência, fator determinante para o sucesso do empreendimento. “Quando você alcança esse nível de trabalho, enfrenta menos problemas e consegue até operar com mais eficiência com o material pré-moldado, evitando, ainda, atrasos no prazo final”, conta.

 

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a

Leia mais
Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o setor cresça 3% este ano, o que possibilitaria a

Leia mais

Sondagem da Construção indica retomada de crescimento no setor

A Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria&nb

Leia mais