Sorocaba - (15) 3225-3882

Notícias

Estrutura pré-moldada permite maior eficiência em obra da unidade do Tauste na Zona Norte

Estrutura pré-moldada permite maior eficiência em obra da unidade do Tauste na Zona Norte

A eficiência proporcionada pelo uso do material pré-moldado no canteiro de obras foi fator determinante para que o Supermercado Tauste escolhesse esta modalidade construtiva, oferecida pelo Grupo Premodisa, para a sua nova unidade, localizada na Zona Norte de Sorocaba.

A redução do cronograma em 120 dias e a maior sustentabilidade no uso dos recursos, de acordo com o gerente de expansão do Tauste, Carlos Diciaula, trazem grande vantagem aos empreendedores. “O premoldado garante uma obra mais limpa, operação mais ágil e sem pessoas ociosas. A velocidade é outro ponto primordial, já que permite a entrega da obra em um prazo reduzido”, afirma.

O Grupo Premodisa é parceiro do supermercado no suprimento do pré-moldado, desde 2014. Esta é a segunda obra realizada em conjunto, a primeira foi a unidade do Tauste Campolim. Segundo Diciaula, os dois projetos são bem parecidos, mas o prédio em construção possui quase 2 mil m2 a mais que o anterior. 

Para o vendedor do Grupo Premodisa, Luís Shogo Tamaki, a parceria entre as empresas evidencia o ótimo trabalho realizado. “Oferecemos um produto de qualidade, dentro do prazo estipulado e sem contratempos. A partir dessa experiência, o Tauste manteve a preferência pela Premodisa”, destaca.

O Tauste da Zona Norte possui mais de 18 mil m2, distribuídos em três pavimentos, que compõem o estacionamento, o subsolo e a área de vendas, ao nível da rua, com 3.600 m2. A Premodisa forneceu para essa obra: vigas, pilares e lajes alveolares, estas últimas produzidas pela Lajeal, empresa especializada do Grupo Premodisa.

As lajes alveolares pré-fabricadas, explica o engenheiro Rui Guerra, diretor do Grupo Premodisa, possibilitam uma série de benefícios à construção, como aliar o projeto arquitetônico à eficiência estrutural, com prazo reduzido eliminando escoramentos e desforma e custo competitivo.  “As lajes alveolares podem ser utilizadas em estruturas convencionais e metálicas, o que garante versatilidade.

Rui frisa também que as peças pré-moldados são produzidas a partir de um rígido padrão de qualidade, seleção de matérias-primas e acabamento, segundo as normas técnicas brasileira. “Desta forma, proporcionamos mais segurança à estrutura do empreendimento, já que garantimos a qualidade do nosso produto. Nosso processo é igualmente certificado pelo selo de excelência da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto”, diz.

O processo produtivo do material pré-moldado é realizado na fábrica ao mesmo tempo em que as fundações são executadas na obra. Depois de prontas, as peças seguem para o canteiro de obra, o que reduz o cronograma. “As vigas e lajes alveolares, por exemplo, são montadas, assim que chegam ao local do empreendimento, oferecendo mais organização, limpeza, menos desperdício e o principal: diminuição do cronograma de obra”, detalha Rui.

Diciaula enfatiza que, pela estrutura ser construída nas instalações industriais, o canteiro também fica mais limpo e organizado. De acordo com ele, a atual obra do Supermercado Tauste também teve um projeto de construção muito bem detalhado e foi elaborado com bastante antecedência, fator determinante para o sucesso do empreendimento. “Quando você alcança esse nível de trabalho, enfrenta menos problemas e consegue até operar com mais eficiência com o material pré-moldado, evitando, ainda, atrasos no prazo final”, conta.

 

Nova etapa na reforma do prédio do Complexo Humberto Reale

Nova etapa na reforma do prédio do Complexo Humberto Reale

O São Bento deu início ontem às obras para a construção do segundo prédio do Complexo Humberto Reale. O novo

Leia mais
Norma técnica para cálculo de estruturas entra em consulta pública

Norma técnica para cálculo de estruturas entra em consulta pública

Revisão da NBR 6120, que trata sobre ações mínimas a serem consideradas no cálculo de estruturas de edificaç

Leia mais
Inscreva seu projeto para a 10ª edição do Prêmio AsBEA de Arquitetura

Inscreva seu projeto para a 10ª edição do Prêmio AsBEA de Arquitetura

Poderão participar projetos não edificados ou com obras concluídas nos últimos cinco anos. Dividido em 8 categorias, o con

Leia mais