Sorocaba - (15) 3225-3882

Notícias

Importância das juntas nos pisos

O primeiro passo para entendermos a necessidade das juntas é sabermos como é o comportamento dos pisos de concreto face às variações da temperatura. Todos sabemos que o aumento da temperatura provoca uma variação no tamanho das peças de concreto, ou seja, a medida que aumenta a temperatura as peças também “crescem”. Para conter este alongamento das placas utilizamos então uma armadura, normalmente uma tela posicionada no terço superior da espessura placa de piso. Como a variação da temperatura ocorre mais na face superior, pois está em contato com o ar, do que na inferior que está em contato com o solo, é muito importante o posicionamento da armadura próxima desta face, a uma distância de 1/3 da espessura, para combater as tensões que ali se localizam.

Porém mesmo colocando estas armaduras, as placas ainda se dilatam desta forma, é necessário que, em algum ponto, se interrompa a placa para aliviar esta dilatação, e criamos então nestes pontos as primeiras juntas para induzir o piso a se fissurar de acordo com estes alinhamentos, fazendo um corte na face superior das placas com profundidade em torno de 3 centímetros, caso contrário as fissuras aparecerão de forma aleatória.

Os módulos para estas juntas variam de acordo com cada projeto. Para estas juntas damos o nome de “JUNTAS DE INDUÇÃO DE FISSURAS”.

Porém ao longo dos pisos estas dilatações se acumulam, daí então, é necessário uma separação física das placas de piso, em torno de 2,00 centímetros interrompendo-se a concretagem. Para estas juntas damos o nome de “JUNTAS DE DILATAÇÃO”.

Portanto é importante que, antes de se iniciar a execução dos pisos, seja executado um projeto, onde se leve em consideração todas as condições se seu uso como capacidade de carga e posicionamento das juntas, para que se obtenha um desempenho satisfatório do mesmo.

Fonte: Premodisa Sorocaba Sistemas Pré-Moldados - 10/01/2016

Brasil terá demanda de 11,9 milhões de moradias até 2027

Brasil terá demanda de 11,9 milhões de moradias até 2027

Conclusão faz parte do estudo “Análise das Necessidades Habitacionais e suas Tendências para os Próximos Dez Anos&rdq

Leia mais
Nova etapa na reforma do prédio do Complexo Humberto Reale

Nova etapa na reforma do prédio do Complexo Humberto Reale

O São Bento deu início ontem às obras para a construção do segundo prédio do Complexo Humberto Reale. O novo

Leia mais
Norma técnica para cálculo de estruturas entra em consulta pública

Norma técnica para cálculo de estruturas entra em consulta pública

Revisão da NBR 6120, que trata sobre ações mínimas a serem consideradas no cálculo de estruturas de edificaç

Leia mais