Sorocaba - (15) 3225-3882

Notícias

Pré-moldados x pré-fabricados: entenda quais são as diferenças

Pré-moldados x pré-fabricados: entenda quais são as diferenças

Pré-moldados ou pré-fabricados? Podem parecer iguais, mas são bem diferentes. Ambos são elementos estruturais de concreto, como lajes, pilares, paredes e vigas, produzidos fora do local onde serão utilizados. Além disso, agilizam a construção, pois são montados por encaixe. E dispensam intervenções mais complexas, como cortes, reduzindo, também, a mão de obra.

No entanto, eles se diferem basicamente no processo produtivo – tanto no que diz respeito às características do material empregado, quanto no lugar onde as peças são confeccionadas –, o que pode determinar o uso de um ou de outro na obra.

Como identificar?

Quem melhor define um elemento pré-fabricado ou pré-moldado é a NBR 9.062/2016 – Projeto e Execução de Estruturas Pré-moldadas.

De acordo com a norma, os elementos pré-fabricados são produzidos em instalações industriais e sob condições controladas. Para isso, é necessário que a mão de obra seja especializada e que todas as etapas (do preparo da armadura e da forma, passando pelo lançamento do concreto, até o armazenamento) tenham o auxílio de máquinas e equipamentos adequados.

Recomenda-se que as peças sejam devidamente identificadas com a data de fabricação e o tipo de aço e concreto utilizados. A inspeção deve acompanhar até o transporte e a montagem na obra.

Pré-moldados x Pré-fabricados

Créditos: Os elementos de concreto pré-moldados e pré-fabricados são feitos fora de seus locais de uso definitivo (romeo61/ Shutterstock.com)

Já os pré-moldados passam por procedimentos diferentes, pois não lançam mão de instalações próprias ou de laboratórios. São inspecionados de maneira individual ou em lotes por profissionais da própria construtora ou de órgãos fiscalizadores especializados. Mesmo assim, devem ser produzidos conforme outras duas normas: ABNT NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento – e ABNT NBR 12.655/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.

“Apesar de os elementos pré-fabricados serem submetidos a exigências mais rigorosas de execução e controle, isso não significa que a qualidade dos elementos pré-moldados seja inferior”, resume Íria Doniak, presidente executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic).

Redação Portal AECweb

Fonte> http://blogaecweb.com.br/blog/pre-moldados-x-pre-fabricados-entenda-quais-sao-diferencas/

Brasil terá demanda de 11,9 milhões de moradias até 2027

Brasil terá demanda de 11,9 milhões de moradias até 2027

Conclusão faz parte do estudo “Análise das Necessidades Habitacionais e suas Tendências para os Próximos Dez Anos&rdq

Leia mais
Nova etapa na reforma do prédio do Complexo Humberto Reale

Nova etapa na reforma do prédio do Complexo Humberto Reale

O São Bento deu início ontem às obras para a construção do segundo prédio do Complexo Humberto Reale. O novo

Leia mais
Norma técnica para cálculo de estruturas entra em consulta pública

Norma técnica para cálculo de estruturas entra em consulta pública

Revisão da NBR 6120, que trata sobre ações mínimas a serem consideradas no cálculo de estruturas de edificaç

Leia mais