Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas
A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a
Leia maisA Construtora Yamashita, com sede em Marília (SP), selecionou a Premodisa como parceira em um projeto especial: a ampliação do galpão premoldado da fábrica da Marilan, conhecida empresa do ramo alimentício, também localizada na cidade.
A redução do tempo de obra proporcionada pelo uso do material pré-moldado foi determinante para a escolha da Premodisa, segundo conta o diretor da construtora, Horácio Hideo Yamashita. A sólida relação de confiança entre as empresas, que já dura mais de 10 anos, também contribuiu para o sucesso do novo empreendimento.
Yamashita explica que, se o prédio tivesse sido levantado de outra forma, que não pelo pré-moldado, o cronograma teria sido muito extenso. “Teríamos que esperar a cura do cimento, além de montar toda a sustentação da peça”, frisa.
O galpão compreende dois pavimentos (o depósito da fábrica no térreo e a operação, no primeiro andar), com laje alveolar de mais de 5 mil m2. De acordo com o vendedor do Grupo Premodisa, Jefferson Machado, que atendeu a Construtora Yamashita, o principal desafio da equipe de engenharia foi encontrar uma alternativa para sustentar um vão de 15 ml (quinze metros lineares), com uma sobrecarga na laje alveolar de 1.500 kgf/m² (mil e quinhentos quilograma-força por metro quadrado), por onde deveriam circular as carretas de transporte dos alimentos.
“Toda a execução da obra exigiu muito planejamento, pois a Marilan funciona 24 horas por dia e o fluxo de carretas é constante. Então, também conseguimos uma forma de não interromper o tráfego”, comenta.
A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a
Leia maisA Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o setor cresça 3% este ano, o que possibilitaria a
Leia maisA Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria&nb
Leia mais